22 de setembro de 2020
Conheça os tipos de cortina Blackout!

Se você procura formas de deixar o ambiente da sala ou do quarto mais escuro ou menos abafado, uma ótima opção é investir em uma cortina blackout. Elas são feitas com material diferenciado em relação aos tecidos convencionais de cortinas e que pode deixar qualquer cômodo em completa escuridão, bloqueando 100% da luz.

Para isso, é composta principalmente por tecido poliéster (em alguns casos pode haver uma mistura de poliéster e acetato ou poliéster e algodão).

Esse tipo de cortina é comumente utilizado tanto em casas, como em apartamentos, seja na sala, no quarto ou até em corredores para garantir boas noites de sono e um ambiente mais intimista e privativo. Ele também ajuda a reduzir o ruído no cômodo, porque abafa barulhos externos.

Existem vários modelos dessa cortina, por isso é importante conhecer cada um para fazer a melhor escolha. Eles variam conforme a estética, material e função específica.

Romana: a cortina blecaute romana é ideal para ambientes minimalistas, pois é feita com um tecido liso, mas dobrável.
A vantagem de optar por esse tipo de cortina é ser possível instalar um sistema de abertura e fechamento automático, para que ela abra ou feche apenas com um aperto de botão de controle remoto.

 

Tecido: as cortinas blecaute de tecido são comuns, com caimento e abertura idêntico às cortinas de tecido normais, mas com o efeito de escuridão.

Com voil: este modelo de cortina, na verdade, vem com duas cortinas: a blecaute, para tapar a luz solar;
e o chamado tecido voil, mais fino e, geralmente branco ou perolado, de cor clara.
Ele é ótimo para dar um charme para o cômodo em que estiver colocado, mas você também pode optar por deixar somente o voil aberto (e deixar a claridade entrar) ou apenas a cortina blecaute, ou os dois.